segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O garoto da capa.


Imagine se milhões de pessoas tivessem te visto nu antes mesmo de você ter idade suficiente para dizer "embaraçoso". Essa é a história de Spencer Elden, a quem você pode conhecer como o bebezinho nadando em direção à nota de um dólar na capa do álbum de 1991 do NIRVANA, “Nevermind”.

Aproximadamente 17 anos depois, entre odiar a escola e jogar pólo aquático, Elden ainda luta para entender sua imagem (muito) pública. "Uma quantidade razoável de pessoas no mundo viu meu pênis", diz ele da sua casa em Los Angeles. "Então isso é meio que legal. Eu sou apenas um garoto normal vivendo isso e fazendo o melhor que posso enquanto estou aqui".

O “Nevermind” é frequentemente creditado por ter mudado a cara do rock. A participação nua de Elden neste importante momento musical histórial foi um tanto acidental; Kirk Weddle, o fotógrafo que trabalhava na capa, era apenas um amigo do pai de Spencer, Rick. "[Ele] nos liga e diz, 'Ei Rick, quer ganhar 200 pratas e jogar seu filho na água?'" Rick relembra. "Eu disse, 'O que que rola?' Então ele disse, 'Bom, eu estou fotografando crianças essa semana inteira, por que você não me encontra no Rose Bowl, joga seu garoto na água?' E nós somente fizemos uma grande festa na piscina, e ninguém fazia idéia do que estava acontecendo!". Três meses depois, enquanto dirigia pela Avenida Sunset Blvd., a família Elden se deparou com um Spencer de 9x9 pés nadando na parede da tradicional loja Tower Records. Dois meses depois, a Geffen Records mandou a Spencer Elden, que contava com um ano de idade, um álbum de platina e um ursinho de pelúcia.

Nos anos que se passaram, 26 milhões de álbuns foram vendidos. Enquanto Elden aprendia a andar, falar e cantar, seus pálidos braços de bebê se esticavam na parede de milhões de fãs grunges e suas partes privadas permaneciam ampliadas em cartazes e pisos.

Em alguns lugares, sua imagem pegou. Outro dia, seus amigos se depararam com um foto gigante do “Nevermind” no piso de uma loja de discos em Hollywood. "Meu amigo disse, 'Ei, eu te vi hoje'. E eu respondi, 'Cara, eu trabalhei o dia inteiro' E ele disse, 'Não, eu fui na Geffen Records, e você estava no piso e flutuando e eu pisei na sua cara. 'Porque eu imagino que eles tem tipo uma coisa que flutua onde as pessoas podem andar por cima de mim e tal... então é meio que legal," diz ele.

Entretanto, a vida em geral não é tão "legal" como quando ele pulou pelado na piscina no início dos anos 90, diz ele. Nos dias de hoje, seus pares se ocupam apenas com a Internet e video games. Ironicamente, ele sente-se atraído pela era que deu a Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, tanta raiva.

Nos dias de hoje, diz Elden, seus contemporâneos se concentram em "jogar Rock Band no Xbox, tipo, isso não é uma banda de verdade! Essa é a diferença entre os anos 90 e os garotos de hoje; garotos no anos 90 realmente se juntavam e montavam uma banda (de verdade)!"

Mas apesar de tudo, a vida é boa, diz ele. Quando não está se frustrando com vídeo gamos e computadores, Elden curte música — na sua maior parte techno — e carrega uma enorme carga de raiva, em grande parte pelo fato de estar "muito de saco cheio" no ensino médio. "As mesmas pessoas, os mesmo professores... ir até o seu armário, se preocupar com garotas estúpidas... Eu quero que algo aconteça, eu quero viajar," diz ele.

No último outono, ele viajou para uma escola militar por seis meses. Tudo o que seus pais vão dizer é que ele teve sua quota de "testar autoridade". Agora ele tenta se formar no ensino médio um ano mais cedo e fala sobre tentar entrar para West Point ou se tornar um artista ... ou sei lá.

Como Spencer costuma dizer, "Eu apenas encaro as coisas como elas vêm. Se eu gosto, eu gosto; se eu não gosto, eu não gosto".

Traduzido por Rívia Coimbra para o whiplash.net
Fonte: National Public Radio

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O bebê nu que nada em águas azuis em busca de uma nota de um dólar é sem sombra de dúvidas uma das mais conhecidas capas de álbum da década de 90. A imagem da criança inocente buscando por dinheiro marcou uma geração.

O bebê da capa é Spencer Elden, então com quatro meses de idade. A inspiração para a foto veio de Kurt Cobain e Dave Grohl, inspirados por um documentário sobre bebês que nasciam debaixo da água. Como as imagens destes nascimentos eram fortes demais, a banda preferiu uma foto de um bebê nadando. Após tentar sem sucesso comprar uma imagem deste tipo em um banco de fotos publicitárias, o diretor de arte Robert Fisher contratou o fotógrafo submarino Kirk Weddle para a missão, e Spencer Elden, filho dos amigos do fotógrado, Renata e Rick Elden, foi o escolhido. Foi de Kurt a idéia de acrescentar à foto a nota de um dólar pendurada no anzol.

Renata, a mãe de Spencer, comenta: "Foi muito rápido. Estávamos ambos dentro da água com o bebê. O soltei dentro da água três vezes e Kirk conseguiu a imagem definitiva após tirar apenas uma dúzia de fotos."

O pai, Rick, comenta: "Na época achamos que o Nirvana era apenas mais uma banda grunge de fama efêmera. Apenas quatro meses depois, quando dirigíamos pela Sunset Boulevard e vimos as fotos de Spencer em cartazes é que percebemos o quanto estávamos enganados."

Quando da foto original, nem o bebê nem seus pais receberam nenhum tipo de pagamento. Mais tarde, porém, Spencer recebeu do Nirvana uma cópia em platina do álbum Nevermind. Spencer Elden, que não é um grande fã do Nirvana, comenta: "Não é grande coisa. Mas eu tive um professor que ficou muito impressionado quando soube que era eu o menino na capa do álbum."

Em 2001, quando do aniversário de 10 anos do álbum "Nevermind" e do lançamento do box-set póstumo "Nirvana", a revista Rolling Stone recriou a foto de Spencer, desta vez com onze anos e nadando atrás de uma nota de 10 dólares. O fotógrafo foi novamente Kirk Weddle, o mesmo da famosa primeira foto de Spencer. Desta vez o modelo recebeu US$140 pelo seu trabalho.

Foi também iniciativa da Rolling Stone uma nova recriação de Nevermind, desta vez com Bart Simpson no lugar do protagonista. Em uma edição comemorativa da revista foram usadas três diferentes capas com personagens dos Simpsons recriando imagens clássicas do rock. Além da capa de Nevermind foram homenageadas as capas de "Abbey Road" dos Beatles e "Born In The USA" de Bruce Springsteen. Na versão da capa de Nevermind publicada, foi omitido o pênis de Bart Simpson, por questão de censura. Grande fã dos Simpsons, Spencer considerou esta uma grande homenagem: "Isso, sim, foi algo realmente legal!".

Em 2003, doze anos depois de ilustrar Nevermind, Spencer Elden novamente foi fotografado para uma capa de álbum. Cevin Key, da banda Skinny Puppy, escolheu Spencer para protagonizar a capa de seu álbum solo, "The Dragon Experience". Conseguiu o contato graças ao fato de sua namorada ter sido babá de Spencer. Foi a mesma namorada a responsável por tirar a foto que aparece na capa do álbum de Cevin. Novamente Spencer não recebeu pagamento em dinheiro, mas apenas um poster da imagem da capa.

Comenta Spencer: "A cada cinco anos alguém vai me ligar e perguntar algo sobre a foto em Nevermind... e provavelmente vou terminar ganhando algum dinheiro com isso." É, sem sombra de dúvidas, o mesmo menino que, ainda aos quatro meses, já nadava atrás de dinheiro.

por Por João Paulo Andrade
Whiplash

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